Agustina Comas

Comas

Designer Industrial Têxtil/Moda formada em 2003 pela Escuela Universitaria Centro de Diseño de Montevideo (EUCD-FADU). Mudou-se para São Paulo em 2004. Desde 2008 desenvolve um trabalho de pesquisa e desenvolvimento mediante upcycling, co-fundando em parceria com a Ana Inés Piriz o projeto IN.USE (Brasil-Uruguai), voltado à produção de peças que usam como matéria-prima sobras (tecidos e peças) da indústria têxtil e de confecção. Em 2014, após 7 anos de pesquisa e prática com upcycling, e 10 anos como estilista no mercado de moda, criou a marca COMAS, voltada à produção de peças femininas que usam como matéria-prima camisas masculinas, sobras da indústria têxtil e de confecção. Atua como consultora e mentora para marcas, fábricas e grupos produtivos, ministrando oficinas aplicando o Sistema Comas de Upcycling Raiz, conjunto de métodos e técnicas desenvolvidos nestes anos de trabalho. Entre 2008 e 2013, foi estilista da Daslu Homem.

Entre 2004 e 2008 trabalhou com o designer Jum Nakao em diferentes projetos, dentre eles, o desfile “A costura do invisível”, apresentado em julho de 2004 no SPFW e como estilista da linha masculina da marca Guga Kuerten, coordenada pelo designer.

18:00 ~ 19:30

Moda 4 mar

Fronteira da inovação

Innovation frontier

A moda é responsável por cerca de 2% do PIB global e vem sendo pressionado por práticas mais sustentáveis. Para efetiva mudança será necessário investimento em inovação. Nessa mesa exploraremos as fronteiras da inovação em moda nos eixos materiais, processos e modelos de negócio, como foco nos princípios de economia circular.